A Embraer S.A. e a
Azul Linhas Aéreas Brasileiras S.A. chegaram a um acordo final para a venda
firme de 30 jatos E195-E2. O contrato, anunciado como Carta de Intenções
(Letter of Intent - LOI) durante a edição 2014 da Feira Internacional de
Farnborough, em julho do ano passado, também contempla direitos de compra para
20 jatos adicionais do mesmo modelo, elevando o potencial da encomenda total
para até 50 aviões E195-E2.
“Em
nome dos 19 mil funcionários da Embraer, agradeço à Azul por nos ter escolhido,
uma vez mais, a participar do desenvolvimento da empresa, que nasceu e cresceu
com o E-Jets no mercado brasileiro”, diz Paulo César Silva, Presidente &
CEO, Embraer Aviação Comercial. “Este novo contrato é uma demonstração de
confiança no programa dos E-Jets E2, que segue a trilha de sucesso comercial da
geração atual. Por isso continuamos investindo para atender à demanda das
companhias aéreas por uma geração de aeronaves ainda mais eficientes.”
O
contrato para os E-Jets E2 tem valor estimado de USD 3,2 bilhões pelo atual
preço de lista da Embraer, caso todos os direitos de compra também sejam
excercidos. Os pedidos firmes serão adicionados à carteira de pedidos (backlog)
da Embraer do segundo trimestre de 2015. A primeira entrega está prevista para
o segundo trimestre de 2020.
“A
parceria com a Embraer, desde a fundação da Azul, foi decisiva para
consolidarmos nosso plano de negócios e assim crescer no mercado de aviação
doméstico. Ao escolher aviões construídos e desenvolvidos no País, a Azul
contribui para a manutenção e geração de empregos, assim como para o
desenvolvimento da economia brasileira”, afirma David Neeleman, CEO da Azul. “O
E2 será o avião mais avançado em sua categoria, conferindo uma economia de
combustível acima de 20% em relação ao atual modelo. Isso será fundamental para
mantermos nossas tarifas competitivas e crescermos no mercado doméstico.”
Atualmente,
a companhia aérea brasileira tem um total de 82 E-Jets em operação e mais seis
pedidos em carteira. A empresa opera a maior frota de jatos E195 no mundo. Com
esta encomenda da Azul, o backlog dos E-Jets E2 alcança 242 pedidos firmes,
além de 348 opções e direitos de compra.
A
primeira entrega de um E-Jet E2 (o E190-E2) está prevista para o primeiro
semestre de 2018. O E195-E2 está programado para entrar em serviço em 2019 e o
E175-E2, em 2020. O programa E-Jets E2 reforça o comprometimento da Embraer em
investir continuamente na linha de jatos comerciais da Empresa e manter sua
liderança de mercado no segmento de 70 a 130 assentos. Os E-Jets E2 da Embraer
terão motores de última geração de alto desempenho da Pratt & Whitney
PurePowerTM Geared Turbofan (PW1700G no E175-E2 e PW1900G no E190-E2 e E195-E2)
que, em conjunto com novas asas aerodinamicamente avançadas, controles de voo
totalmente fly-by-wire e avanços em outros sistemas, resultarão em melhorias
significativas no consumo de combustível, custos de manutenção, emissões e
ruído externo.
Fonte:
Embraer
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