A Aviation Partners Boeing anunciou que FAA
(Federal Aviation Administration) concedeu o certificado de tipo
suplementar para o emprego do SSW (Split Scimitar Winglet) para os atuais BBJ e
demais 737-700 em uso.
O novo winglet desenvolvido para o programa Boeing
737 MAX se diferente dos atuais blended winglet utilizados amplamente na
família 737 NG, por seus refinamentos aerodinâmicos, que contribuem para uma
redução entre 2,2% e 3% no consumo de combustível. Com isso, muitos
operadores podem remover o oitavo tanque ventral, que além de reduzir o peso,
permite aumentar a capacidade do avião, mesmo carregando menos combustível.
Mesmo sem o oitavo tanque o alcance é ampliado em até 200 nm com o uso do SSW.
O novo winglet se difere visualmente dos demais blended winglet por contar com
duas aletas aerodinâmicas, além de um perfil mais acentuado e maior
comprimento.
O novo dispositivo pode ser instalado em qualquer
Boeing 737 NG, exigindo apenas algumas modificações estruturais, como reforço
do ponto de fixação, incluindo um lastro de 54 kg e calibração do aileron.
Segundo a Boeing, o peso total do conjunto é de 98 kg.
Atualmente a Aviation Partners Boeing possui
encomendas para mais de 1.700 aeronaves, incluindo modelos 737 NG, BBJ, BBJ2,
BBJ3 e versões executivas do Boeing 757 e 767. Recentemente um BBJ da
Washington Corporation (N162WC) se tornou o primeiro Boeing 737-700IGW a ser
equipado com o novo dispositivo aerodinâmico.
Fonte: Aeromagazine
0 comentários:
Postar um comentário