quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Esquadrão Falcão recebe 4° Helicóptero H-36 Caracal


O Esquadrão Falcão (1º/8º GAV) recebeu a quarta unidade do helicóptero H-36 Caracal. O recebimento da aeronave sob matrícula FAB 8514 foi realizada em Itajubá (MG) em 10 de Setembro.
Na FAB, o helicóptero está em operação na região amazônica desde Abril de 2011, quando a unidade aérea sediada na capital paraense recebeu a primeira unidade. Com capacidade para transportar até 31 pessoas a bordo, o Caracal pode decolar com peso máximo de 11 toneladas e voar a 260 km/h.
Recentemente, o modelo foi empregado em exercício de resgate em combate (CSAR) em conjunto com aeronave remotamente pilotada, RQ-900 Hermes, e de caça A-29 Super Tucano. A missão, realizada em Campo Grande (MS), empregou óculos de visão noturna (NVG).

A aeronave faz parte do programa de reaparelhamento do ministério da Defesa que prevê um total 50 unidades do modelo EC-725 para Marinha, Exército e Aeronáutica. O gerenciamento de todo o processo de aquisição é realizado pela Comissão Coordenadora de Aeronave de Combate (COPAC).



Fonte: Agência da Força Aérea

0 comentários:

Postar um comentário